Palestra online sobre o 25 de Abril
José Pedro Soares, ex-preso político por lutar contra o fascismo
17 de Abril (sexta-feira), às 14 horas
Para participar na palestra, clique neste link: https://meet.google.com/rkc-jngm-dnb
Para participar por telefone, disque +1 860-470-6421 e digite este PIN: 278 953 031#
Para participar na palestra, clique neste link: https://meet.google.com/rkc-jngm-dnb
Para participar por telefone, disque +1 860-470-6421 e digite este PIN: 278 953 031#
José Pedro Soares nasceu em Vila Franca de Xira e, como a maioria das crianças da sua época, foi trabalhar após terminar a antiga quarta classe. Trabalhava durante o dia e estudava à noite e foi aí que, com os seus amigos, criou um movimento associativo contra o fascismo e a guerra colonial. Em 1971, quando tinha 21 anos, acabou por ser preso e apenas foi libertado três anos mais tarde, no dia seguinte ao 25 de Abril de 1974.
Esteve preso em Caxias e em Peniche, tendo sido alvo de torturas, espancamentos brutais e isolamento numa cela, com o objetivo de o destruir física e psicologicamente.
José Pedro Soares foi dirigente do MJT - Movimento da Juventude Trabalhadora, cuja luta contribuiu muito para o isolamento do fascismo e para o seu derrube em 25 de Abril de 1974. Atualmente é dirigente da URAP - União de Resistentes Antifascistas Portugueses.
O testemunho que José Pedro Soares pode transmitir é pertinente no atual momento, tanto no que respeita à preservação da liberdade e da democracia, como à necessidade de se retomarem os caminhos que Abril abriu aos portugueses e em especial às crianças e aos jovens, que são o futuro do nosso país.
O 25 de Abril tem de ser para Sempre, faz parte da gente!
ResponderEliminar